13/12/2010

Entrevista com Sanitarium





Entrevista feita com a banda de Punk Rock/Hardcore aqui da zona leste de São Paulo: SANITARIUM. 

O que motiva jovens da zona leste a se juntarem e montar uma banda?

Sanitarium: Primeiro acho que você tem que gostar de música, e no nosso caso foi bem isso, os inúmeros shows que frequentavamos juntos, os CD´s que trocavamos, e as notas que arranhavamos dos instrumentos, juntou tudo isso com um monte de coisas e pensamentos que gostariamos de mostrar para o maior número de pessoas, e daí surgiu a grande motivação para montar uma banda.

Como vocês enxergam a cena independente hoje? vocês tem tido espaço pra tocar? Pra divulgar o som de vocês... 

Sanitarium: Falar da cena independente é um pouco dificil, pois hoje em dia há muitas bandas por ai tocando, muitas bandas boas e outras que não me agradam tanto musicalmente, mas isso é normal a final ninguém tem o mesmo gosto, e nós podemos dizer isso bem, pois estamos bem envolvidos com organizações de shows realizados aqui em SP, estamos sempe tentando organizar eventos legais, e se unir com outras tantas bandas, então ja vimos muitas bandas legais nesses eventos tocando.
 Há muitas casas de show abrindo espaços par as bandas hoje em dia sim, e nós podemos dizer que estamos tendo espaço para mostrar nosso trabalho, mas isso também, porque, não ficamos parados, estamos sempre organizando e se mexendo, isso dá a oportunidade para nós e outras bandas mostrarem o seu som, mas quem não bota a mão na massa e dá a cara para bater não vai conseguir muita coisa hoje em dia. Acho que o problema maior do undeground esta ai, acredito que ainda não há uma união legal entre as bandas, se houver uma união entre as bandas que defendem a bandeira do independente as coisas podem melhor e muito, é só querer.


De lá (2005) pra cá, houveram modificações na formação da banda? 

Sanitarium: Puta, mudanças pra caramba(rs). Só na bateria ja é o nosso quarto baterista, sendo que um deles ficou apenas por dois ensaios, e hoje em dia tocamos a mais de um ano com o Italo na batera, já tentamos fechar a formação com 2 guitarristas, por duas vezes, mas nenhum dos dois deu certo, então resolvemos manter apenas uma mesmo o Bruno. O baixo nunca mudou até hoje o Zau que assume as cordas, e nos vocais eramos em três vocalistas no começo da banda, estranho ma sera assim (rs), hoje em dia permanece apenas eu Alexandre.

Como tem repercurtido desde a gravação do EP? Como vocês fazem pra distribuí-lo? Vocês vendem em shows, enviam por correio pra quem quiser, já colocaram na Web?

Sanitarium: Depois da gravação do EP que conseguimos sair enfim da garagem e se apresentar de verdade, conseguimos aparecer em alguns eventos maiores e mostrar de verdade o nosso som, a distribuição hoje em dia quase não tem, pois o material fisico mesmo não temos mais(rs), até pouco tempo atrás ainda vendiamos em shows, mas demos alguns ali, vendemos outro aqui e já era, divugamos e distribuimos apenas por internet, com um link que dá para baixar e ouvir na faixa.

Vocês já tem material pra lançar um álbum (full lenght)? Se sim, quando vocês pretendem lançá-lo? 

Sanitarium: Então temos material até sobrando, daria para lançar dois albuns..rs, estamos hoje com uma média de 22 músicas, pretendiamos lançar algo esse ano de 2010, mas acabamos encontrando problemas primeiro na parte financeira, e esse é o foda de ser independente, e também com tempo disponivel por parte dos integrantes para fazer isso. Mas temos a idéia de no primeiro semestre de 2011 gravar alguma coisa nova sim, fiquem ligados.


Eu vi o clipe de vocês, achei muito legal, tem algumas "figurinhas marcadas" lá do centro. Como foi a produção do clipe? Quando Surgiu a idéia? 

Sanitarium: A produção do clipe foi totalmente independente, e com um custo minimo, bem menor do que estamos acostumados a ver com as bandas ai a fora, isso porque ele foi feito por duas mullheres que praticamente fazem parte da banda. Paula e Joyce, que são as namoradas do baixista e vocalista da banda, elas fizeram tudo do inicio ao fim do videoclipe, e não cobraram nada para elas, apenas os gastos com o clipe mesmo, as cameras, os equipamentos de gravação, o computador para edição, tudo elas que correram atrás, elas foram maravilhosas. A idéia surgiu em um bar, por incrivel que pareça, logo após a gravação do nosso EP, as meninas estavam terminando o curso da faculdade e já possuiam uma experiência legal com edição e produção de videos, e lançaram a idéia de fazer um videoclipe para a banda, inclusive sugerindo até a música, nos achamos muito bacana a idéia, até então não tinhamos nada visual gravado e logo abraçamos a idéia, com algumas sugestões e coisas que achavamos que seria legal colocar, e mandamos bala, depois de algum tempo o videoclipe estava pronto ai foi só mandar ver na divulgação.


É isso. Vocês tem algum comentário final?

Sanitarium: Gostariamos de agradecer primeiramente ao Alan e o Blog, pela entrevista, e deseja sorte ao blog. E dizer para a galera que curte o role, não deixar de comparecer aos shows nacionais, que ajudem a fortalecer a cena e apoiem as bandas independentes, saiam de casa para conhecer as bandas novas que estão tocando por ai, tem muita coisa boa rolando, é só querer conhecer. Obrigado!

Sanitarium
www.myspace.com/sanitariumhc

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito boa a entrevista Vanda, cada vez mais fico convencido de que você é muito mais sociàvel do que eu e, que escolheu o curso errado. Meus parabéns. A banda Sanitarium faz aquilo que não fizemos né?!! Sorry.